Retorno ao presencial: como conduzir o planejamento com as turmas do 1º ano

Crianças que estão entrando no Ensino Fundamental vêm de uma Educação Infantil no modelo remoto. Saiba como iniciar o processo de alfabetização e continuar avançando nos anos seguintes.

2º e 3º ano: como consolidar a alfabetização

Apesar do ciclo de alfabetização ir até o 2º, é no 3º que há uma solidificação do aluno nas aprendizagens do sistema ortográfico e na fluência leitora e escritora. Leia como realizar o planejamento para essas turmas.

4º e 5º ano: o que fazer com as crianças que não estão 100% alfabetizadas?

Após dois anos de ensino remoto, é provável que muitas crianças cheguem nessas turmas com defasagens no processo de alfabetização. Confira estratégias de recomposição de aprendizagens sem estigmatizar os alunos.

Letramento: o que cabe à Educação Infantil?

Acompanhe a discussão sobre como apresentar para as crianças o universo da leitura e da escrita respeitando as características desta etapa.